Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia
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Para quem pretende conhecer conceitos oriundos da Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania. Analisar de forma crítica conteúdos e teorias, próprias da Filosofia e Sociologia, trabalhados no Ensino Médio, objetivando minimizar a dimensão essencialmente instrumental e pragmática que tem predominado nessa etapa da Educação Básica. Desenvolver saberes docentes importantes à realização de trabalhos e pesquisas científicas em ambas as áreas do conhecimento.

PROGRAMA DO CURSO

 

DISCIPLINA

C.H.

1

Metodologia de Pesquisa Científica

40 H

2

Introdução a Educação a Distância

40 H

3

Profissão Docente

40 H

4

Escola e Sociedade

40 H

5

Tópicos de Filosofia da Educação

60 H

6

Filosofia Elementar

60 H

7

Sociologia Contemporânea

60 H

8

Sociologia Geral

60 H

9

Trabalho Conclusão de Curso

20 H

CARGA HORÁRIA TOTAL

420 H

* ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da Lei 9.394, de 20/12/1996.

DOCENTES

O material didático foi elaborado por especialistas, mestres e doutores com grande experiência acadêmica e profissional. Dentre eles podemos destacar:

Maria Auxiliadora Cavazotti
Pós-doutora na área de concentração: Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP.
Graduada em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Pesquisadora sobre a historicidade das práticas pedagógicas escolares e relações com as práticas sociais que as instituem.

Edméa Oliveira dos Santos
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ivo Jose Triches
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (PUC).

Cláudio Joaquim Rezende
Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991).
Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Paraná (1997).
Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás (2002).
Membro do Conselho Gestor do Grupo Educacional ITECNE.
Coordenador de Pesquisa da Pós-graduação ITECNE.
Tem experiência na área de Metodologia da Pesquisa e em Filosofia, com ênfase em Filosofia Política.

Luciano D. da Silva
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Natalina Triches
Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação.
Graduada em Filosofia.

Wanderley Machado
Especialista em História do Brasil.
Graduado em História.

Alécio Vidor
PhD em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás e Pós-Doutor em Ontopsicologia pela Associação Internacional de Ontopsicologia, ambas instituições de Roma, na Itália.
Mestre em Pedagogia e em Filosofia, também pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás e graduado em Pedagogia, Filosofia e Teologia.
Lecionou durante muitos anos, nas disciplinas de Ontologia, História da Filosofia Antiga, Moderna e Contemporânea, Psicologia Médica e Geral, Psicologia e Filosofia da Educação, Metafísica e Lógica.
Atualmente, oferece cursos de Filosofia Pura e exerce o trabalho de Psicoterapeuta.
Formado pela Escola Superior de Psicanálise de São Paulo e recebeu o Título de Ontoterapeuta pela Associação Internacional de Ontopsicologia.

Maria Clara Ramos Nery
Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS).
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Professora do Curso de Ciências Sociais, na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-RS).

Noêmia Lazzareschi
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mestre em Ciências Sociais do Trabalho pelo Institut Supérieur du Travail da Université Catholique de Louvain (Bélgica).
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP).
Professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

OBJETIVO

Conhecer conceitos oriundos da Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania. Analisar de forma crítica conteúdos e teorias, próprias da Filosofia e Sociologia, trabalhados no Ensino Médio, objetivando minimizar a dimensão essencialmente instrumental e pragmática que tem predominado nessa etapa da Educação Básica. Desenvolver saberes docentes importantes à realização de trabalhos e pesquisas científicas em ambas as áreas do conhecimento.

PÚBLICO ALVO

Graduados em Filosofia e Sociologia, professores licenciados, profissionais de ensino em qualquer área, e graduados interessados nestas áreas do conhecimento.

FUNCIONAMENTO DOS CURSOS

AMPARO LEGAL: Os cursos são oferecidos pelo Instituto Cotemar em parceria com uma Instituição do Ensino Superior (IES) devidamente credenciada e regulamentada pelo MEC, sendo ofertado na modalidade de extensão universitária com vistas à obtenção de certificado de pós-graduação por convalidação de competência de acordo com o artigo 47, §2° da LDB nº 9.394, de 20/12/1996 e amparados legalmente através da Res. 01/2007/CNE/MEC, de 8 de junho de 2007.

MODALIDADE DE ENSINO:
Os estudos são realizados na modalidade semipresencial e não depende da formação de turma.
A metodologia desenvolvida à distância busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado e flexível.

O QUE VOCÊ VAI ESTUDAR?
Os cursos de Pós-Graduação do Instituto Cotemar são compostos por dois Núcleos:

Núcleo Comum: é formado por disciplinas comuns a todos os cursos, tendo como objetivo harmonizar e equalizar o conhecimento geral dos alunos.
Núcleo Específico: é formado por disciplinas que são voltadas para a área do curso. Este núcleo foi montado de maneira especial, consultando a comunidade acadêmica e profissionais de destaque no mercado, os quais contribuíram na construção das ementas e o programa das disciplinas.

ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM:
As atividades avaliativas contarão com questões de múltipla escolha. Para aprovação em cada verificação de aprendizagem, o aluno deve atingir nota superior ou igual a 70%. A ênfase será dada à capacidade do (a) aluno (a), de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

CONCLUSÃO DO CURSO:
Para a conclusão dos cursos, é preciso observar as seguintes obrigatoriedades:
1- Ter entregado toda a documentação exigida;
2-Ter no mínimo 8 meses de curso;
3-Ter aprovação em todas as disciplinas;
4-Ter aprovação no Artigo Científico;
5-Ter quitado todas as parcelas do curso.

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